Uso este meio para tantas coisas, e hoje ele se faz útil para mais uma: Lamentar.
Lamentos vindos de uma ilha. Uma ilha onde o ar é composto de elementos de tristeza e o hino oficial é o choro dos que não tem noite de paz.
Tomei conhecimento da tragédia no dia que aconteceu. Sonhos mortos, pessoas separadas e sofrimento mais acentuado do que nunca de um povo, que há muito já padece.
Hoje senti os tremores por aqui. Escala 10.0 na escala Artéria. Era no meu peito. Era a dor em minha alma, das imagens que eu via. Pessoas soterradas; humanos desesperados vendo outros dos seus mortos; valas com milhares de crianças, idosos, pais e mães sem respirar; gente como a gente, saqueando lojas, supermercados... E não encontrando o que mais querem: Paz.
Haiti, e seu povo, é um país destroçado pela colonização e exploração. Sua história segue com revoltas armadas, estados de sítio, embargos comerciais e dor. Dor de um povo que nasceu em um solo enraizado por sangue e ganância dos comandantes. Como se não bastasse tudo isto, vemos agora reclamações do povo, que solicitam que as ajudas internacionais sejam repassadas direto a população, sob o pretexto de que os governantes estão ou vão tirar proveito das doações. Parece impossível, mas existe "gente" sim capaz de fazer isso.
E os tremores seguiram em meu peito. Os choros e as cenas de terror ecoando na minha cabeça... Talvez fosse melhor ver isto tudo e nem se abalar. Dar as razoáveis respostas de "que tinha que ser assim". Mas pra mim é difícil.
Vejo-me embaixo dos escombros. Pedras pesadas, que me amassam com minha sensação de impossibilidade perante uma situação dessa. Queria estar tentando salvar alguém, passar horas nas buscas, mas estou aqui, digitando sentado numa cadeira.
E tudo isto torna a dor maior, a sensação de angustia mais dilacerante.
Dor de um povo que já sofre quando começa a existir.
Mais do que a reconstrução da capital Porto Príncipe, com certeza, os Haitianos querem um cessar nesse sofrimento, que é sua História. Querem avistar no horizonte um pouco de amor e paz.
Sim, é disso que eles precisam, e eu também. Quiça assim os tremores no meu peito acabam.
O mundo está com dor.
Sinto as dores do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Amor e paz ! O que todos precisamos ...
Meu artistaa ...
Aplausos pra ti Sempree !!!
Uma tristeza absurda toda esta situação, e os haitianos que que já sofrem com a miséria, agora estão a mercê dos flagelos!
Postar um comentário